Projeto Schola | Edifício Verde

Concebida em 2006, a Organização SCHOLA busca, através do ensino e apoio à carreira educaciona aliado à efetiva participação de familiares, promover socialmente jovens oriundos de classes menos favorecidas

SCHOLA é um programa complexo, elaborado por especialistas, empresários, pais, alunos, sociólogos, e interessados em desenvolver um processo consistente e sustentável de trabalho, que seja administrado por profissionais, dentro de políticas e valores éticos.


Objetivo

O objetivo principal ao projetar a Schola foi propiciar aos estudantes um ambiente de aprendizado mais saudável e confortável possível. Os espaços são flexíveis e adaptáveis a diferentes usos, servindo como um atrativo na interação entre Schola e Comunidade. O Resultado é um edifício verde de 2500 m² com capacidade para 120 alunos, que vão estudar em um local ambientalmente correto, saudável e eficiente.


Projeto

A primeira unidade do Projeto Schola será implantada na Zona Norte de São Paulo, região altamente adensada, e ocupará um terreno de aproximadamente 1000m2. A área exígua definiu uma planta compacta e vertical.
Preceitos de desenho universal foram utilizados na concepção de todos os espaços internos e externos para garantir a acessibilidade de pessoas com mobilidade física reduzida em todos os espaços. Uma rampa, que dá acesso a todos os níveis do projeto, se apresenta como uma solução mais apropriada e define o eixo de circulação do edifício.

A necessidade da integração Schola/Comunidade gera uma concentração de equipamentos nos primeiros pavimentos.
O pátio, coberto com pé direito duplo, caracteriza o espaço de entrada e distribuição de alunos, professores e visitantes. Além disso, Integra as áreas de uso comum, como auditório, refeitório e biblioteca, que poderão ser utilizados em diversas ocasiões pelos alunos e pela comunidade. Articula, ainda, os dois blocos que formam a escola: administração e aulas, abrindo-se no interior do lote para um pátio descoberto e jardins criando um respiro em meio ao adensamento da cidade.


Conceito de Edifício Verde

O chamado “edifício verde” é aquele que consegue, ao mesmo tempo, minimizar os impactos gerados ao meio ambiente e otimizar a qualidade da vivência do espaço por seus ocupantes.
Muitos estudos mostram que a iluminação natural estimula e facilita o aprendizado, tornando essencial o uso de diferentes estratégias para trazer a luz do dia para dentro dos ambientes. Do mesmo modo, a qualidade do ar interior é uma premissa importante nas escolas, assim sistemas de ventilação natural e produtos com baixo teor de COVs devem ser adotados.
Maior eficiência energética e redução do consumo de água são atingidos com a utilização de tecnologias eco-eficientes, que além de serem soluções verdes, trazem menor custo operacional ao edifício.