Projeto Banheiro Ecologicamente Correto

Nós, do Escritório Cria Arquitetura, acreditamos que podemos e devemos promover um modo de vida mais sustentável através de uma arquitetura de qualidade, que utilize tecnologias e materiais adequados, e estimule o maior número de pessoas possíveis. Com este intuito, foi desenvolvido o projeto de arquitetura de interiores para a mostra de decoração Campinas Decor 2006, denominado Ecobanheiro. O banheiro público do evento é o espaço destinado a este projeto vencedor do Prêmio Planeta Casa 2006 na categoria Design de Interiores


Avaliação do Imóvel

O espaço foi recebido em fase de acabamento, tendo sido construído de maneira convencional.

A estratégia proposta após a avaliação do espaço foi a adoção de medidas que diminuíssem os impactos gerados por esta construção convencional, ou seja:

  • Tornar o ambiente menos dependente do uso e consumo de água e energia;
  • Criar um ambiente menos emissor de poluentes, portanto, mais saudável, melhorando a qualidade da atmosfera interior da edificação;
  • Aperfeiçoar a relação do ambiente com seu entorno, utilizando a iluminação e outros recursos naturais como ferramentas.

Metas do Projeto

  • Divulgar o conceito de arquitetura sustentável, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente;
  • Demonstrar que a arquitetura pode ser bela, de qualidade, e ao mesmo tempo ser menos impactante ao meio ambiente;
  • Incentivar o consumo consciente e divulgar o mercado dos produtos sustentáveis, provando viabilidade, tanto econômica quanto estética.

Conceito do Projeto

O projeto utiliza conceitos da arquitetura sustentável aliados a uma linguagem minimalista, que se mostra como um caminho onde a estética busca sua força em formas simples, sem elementos supérfluos.

A intenção de criar novas sensações, com mínimas intervenções, requer um cuidado especial na escolha dos materiais, que têm papel fundamental na qualidade do ambiente.

A dinâmica do espaço é determinada pelo movimento gerado pela composição de planos, que também induzem percursos e delimitam usos.

O ambiente ganha um clima acolhedor pela predominância de tons naturais e iluminação amarelada. A cor branca é utilizada como moldura, destacando os materiais , além de auxiliar na reflexão da luz e na ampliação do espaço.


Layout

O layout é trabalhado de forma integrada, com harmonia e eficiência, garantido o cuidado com a natureza e com as pessoas.

  • Contempla as normas de acessibilidade;
  • Garante que o uso efetivo do banheiro não impeça sua visitação;
  • Composição, forro, painel e passarela de madeira: delimita a área das cabines e define os lados masculino e feminino;
  • Divisórias de solocimento determinam o hall de entrada;
  • Um sistema de cortinas: garante privacidade.

Especificações

A especificação de ecoprodutos e tecnologias ecoeficientes, foi utilizada com o intuito de melhorar a eco-eficiência do espaço e substituir produtos nocivos ao homem e ao meio ambiente. Tanto os Ecoprodutos quanto as tecnologias Ecoeficientes foram escolhidos principalmente em função de: